terça-feira, 28 de setembro de 2010

6º ano (27/09/2010)

Verificação da Aprendizagem

  1. Leia:

A Arca de Noé


Sete em cores, de repente

O arco-íris se desata

Na água límpida e contente

Do ribeirinho da mata.


O sol, ao véu transparente

Da chuva de ouro e de prata

Resplandece resplendente

No céu, no chão, na cascata.


E abre-se a porta da Arca

De par em par: surgem francas

A alegria e as barbas brancas

Do prudente patriarca


Vinícius de Moraes

 

a)       Na poesia acima, encontramos algumas locuções adjetivas. Retire da 2ª estrofe duas dessas locuções.

..................................................................................................................................................

b)      Retire da 1ª estrofe dois adjetivos e informe a que substantivo refere-se:

..................................................................................................................................................

..................................................................................................................................................

c)       Qual o substantivo que o adjetivo “transparente presente no 5º verso  está caracterizando?

..................................................................................................................................................

d)      Retire os adjetivos que caracterizam os substantivos “alegria e barbas” na 3ª estrofe da poesia.

..................................................................................................................................................

..................................................................................................................................................


  1. Veja a poesia a seguir e sublinhe os adjetivos presentes:
 O Girassol

Sempre que o sol

Pinta de anil

Todo o céu

O girassol

Fica um gentil

Carrossel.

O girassol é o carrossel das abelhas.

Pretas e vermelhas

Ali ficam elas

Brincando, fedelhas

Nas pétalas amarelas.

 

— Vamos brincar de carrossel, pessoal?

 

                                              Vinícius de Moraes


  1. No texto abaixo, há apenas um numeral. Destaque-o.

A casa


Era uma casa

Muito engraçada

Não tinha teto

Não tinha nada

Ninguém podia

Entrar nela não

Porque na casa

Não tinha chão

Ninguém podia

Dormir na rede

Porque na casa

Não tinha parede

Ninguém podia

Fazer pipi

Porque penico

Não tinha ali

Mas era feita

Com muito esmero

Na Rua dos Bobos

Número Zero.

 

Vinícius de Moraes 

  

4. Em “Tua goela é uma fornalha

           Teu salto, uma labareda

           Tua garra, uma navalha

           Cortando a presa na queda”, há artigos. Retire-os, classifique-os e informe os substantivos que estão acompanhando.

 

...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

  1. Escreva por extenso os numerais abaixo.
a)       16 ..........................................................................................................
b)      37º .........................................................................................................
c)       67..........................................................................................................
d)      59..........................................................................................................
e)       19º..........................................................................................................
f)        1/5..........................................................................................................
g)      2/12........................................................................................................

  1. Informe a classe gramatical das palavras nas orações a seguir, utilizando o código:
(1)     substantivo
(2)     adjetivo
(3)     numeral
(4)     artigo

a)       O         salto     do        tigre    é     rápido.
(   )        (    )                                        (     )
b)      Pode haver coisa no mundo, mais branca mais bonitinha.
                                         (    )                (    )               (     )
c)       (...) os     dois     sairão   pelo    mundo...
           (    )     (    )                        

  1. Leia o texto e responda às questões a seguir:

Lobo guloso

Numa tarde, quando o sol ainda estava forte no céu, o lobo saiu para caçar. Sentia muita fome e foi à procura de um grande e bom pedaço de carne. Era tão guloso que, assim que pegou uma caça, foi engolindo rapidamente. Tão rápido, mas tão rápido que acabou engasgado com um osso atravessado na garganta. Ficou cheio de dores, gritava, reclamava e gemia alto. Uma raposa vinha passando e parou para olhar. O lobo gemeu mais alto e mais forte. Mas a raposa o ignorou e seguiu adiante.
(Maria Fernandes, Coleção Ativa: língua portuguesa)

a)       Retire os personagens do texto.
..........................................................................................................................
b)      Quando ocorreu a narrativa?
..........................................................................................................................
c)       Qual o objetivo do lobo?
..........................................................................................................................
d)      Que característica no texto é atribuída ao lobo?
..........................................................................................................................
e)       O que aconteceu com o lobo?
..........................................................................................................................
f)        Dê uma moral para história lida.
..........................................................................................................................



Nenhum comentário:

Postar um comentário

6ºANO - ATIVIDADES - VERBO

ATIVIDADES 1.        Leia. A Raposa e o Tambor Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um...