“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

domingo, 19 de setembro de 2010

ATIVIDADES - 6º ANO (ADJETIVO,ARTIGO e NUMERAL)

ATIVIDADES
Adjetivo e locução adjetiva, Artigo e Numeral

Leia o texto a seguir.

A grande aventura

Em uma tarde de domingo, um jovem saiu com seus dois amigos para passear e esbarraram num perigoso urso que estava perdido naquela imensa floresta. Sem saber que atitude tomar, resolveram atacá-lo e feri-lo com varas, pedras e qualquer outro objeto pontiagudo que estivesse ao alcance.
O urso sentiu-se acuado e partiu para cima dos rapazes ferindo-os sem piedade.
O mais velho, Carlito, gritou apreensivo:
- Vamos, amigos! Lutem contra esse animal ou ele nos matará.
O urso tinha grandes olhos vermelhos, o pelo cor de laranja e pequenas listras espalhadas por todo o seu corpo. Suas pernas e patas tinham unhas gigantescas que assombravam qualquer ser humano da Terra.
A cada momento que passava, o animal enfurecia-se ainda mais.
As forças dos jovens estavam chegando ao fim e, soluçando desesperadamente, clamavam:
- Socorro! Socorro! Ajudem-nos!
Um pobre homem que morava pela floresta escutou os clamores e ficou arrepiado ao ver, já de longe, o tamanho da fera.
- Não se preocupem! Chegarei aí em dois minutos! – exclamou o senhor.
Para alívio dos jovens, aquele velho homem, apesar da sua idade, era forte e corajoso, acostumado aos perigos existentes na selva. Lutou bravamente com o animal, conseguiu espantá-lo para um lugar bem longe daquele ali.
Os rapazes e o pequeno senhor saíram feridos, mas felizes por estarem salvos.
Agradeceram muito e seguiram para casa onde contaram a grande aventura vivida por eles na imensidão da floresta.

(MDSNM)

  1. Complete o quadro abaixo a partir dos dados da narrativa.

Local onde ocorre a narrativa

Tipo de narrador (em 1ª ou em 3ª pessoa)

Personagens

Tempo em que ocorre a ação


  1. Retire do texto o nome dos objetos que os rapazes utilizaram para ferir o animal.
.......................................................................................................................................

  1. Informe a classe gramatical a que pertencem esses objetos (adjetivo, substantivo, artigo ou numeral).
.......................................................................................................................................

  1. Por que o urso atacou os rapazes? Retire do texto um fragmento que confirme a sua resposta.
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
  1. No trecho “ um jovem saiu com seus dois amigos para passear há um artigo indefinido. Retire-o e informe a qual substantivo se refere.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

  1. Há um parágrafo no texto que vem carregado de características do animal. Retire-o.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

  1. Assinale a alternativa que informa a classe gramatical das características citadas na questão anterior.
a)      substantivo
b)      numeral
c)      adjetivo
d)     artigo

  1. As palavras “pobre, velho, forte, pequeno e corajoso” caracterizam um substantivo. Retire-o.
.......................................................................................................................................

  1. Como os jovens se sentiram com a chegada do homem?
.......................................................................................................................................

  1.  Observe que no texto há um termo em destaque chamado LOCUÇÃO ADJETIVA. Dê o adjetivo que corresponde ao mesmo termo.
.......................................................................................................................................

  1. Retire da narrativa um numeral cardinal.
.......................................................................................................................................

  1. Se você fosse o autor da narrativa, que final você daria a mesma? Escreva-o em cinco linhas CUIDADOSAMENTE, PRESTANDO ATENÇÃO EM CADA PALAVRA. Utilize a pontuação adequada.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário