terça-feira, 5 de outubro de 2010

6º ANO - OS TIPOS DE PRONOMES

OS TIPOS DE PRONOMES

                                                           PRONOMES  PESSOAIS 

Os pronomes pessoais substituem os nomes e indicam as pessoas do discurso. Eles dividem-se em: retos, oblíquos e de tratamento.

Os, as, lhes, se, si, consigo.
  
Eles/elas  
3ª pessoa do plural  

Vos, convosco.  
Vós  
2ª pessoa do plural  

Nos, conosco.  
Nós  
1ª pessoa do plural  

O, a, lhe, se, si, consigo.  
Ele/ela  
3ª pessoa do singular  

Te, ti, contigo.  
Tu  
2ª pessoa do singular  

Me, mim, comigo.  
Eu  
1ª pessoa singular  

OBLÍQUOS  RETOS  
PESSOAS DO DISCURSO

Os pronomes possuem diferentes classificações

Pronomes Possessivos:

Como o próprio nome já revela, os pronomes possessivos são aqueles que dão a ideia de posse. Observaremos o quadro a seguir:

primeira pessoa do singular 
segunda pessoa do singular 
terceira pessoa do singular

meu, minha, meus, minhas
teu, tua, teus, tuas
seu, sua, seus, suas
primeira pessoa do plural
segunda pessoa do plural 
terceira pessoa do plural
nosso, nossa, nossos, nossas
vosso, vossa, vossos, vossas
seu, sua, seus, suas

Pronomes Demonstrativos:

São aqueles usados pelas pessoas na intenção de demonstrar algo. Conheceremos cada um deles e a sua correta utilização:

Esta – essa – aquela
Estas – essas – aquelas
Este – esse – aquele
Estes – esses – aqueles
Isto - isso – aquilo

Precisamos estar atentos quanto aos detalhes:

Este – estes - estas - isto – São utilizados quando o elemento (pessoa, objeto, animal) está com a pessoa que fala:

Ex: Esta é a história em quadrinhos que eu mais gosto. 

Esse – essa – esses – essas – Sã utilizados quando o elemento está com quem se fala:

Ex: Por favor, me empreste esse livro?

Aquele – aquela – aqueles – aquelas – aquilo

São utilizados quando o elemento não está com a pessoa que fala e nem com a pessoa com quem se fala: 

Ex: Aquele parque de diversões é repleto de novidades.

Pronomes Indefinidos:

Eles acompanham ou substituem o substantivo de maneira vaga, indefinida, são eles:

Algum, alguma, nenhum, nenhuma, todas, todos, alguém, ninguém, muito, poucos, qualquer, tudo, nada: 

O filme começaria à tarde, mas ninguém comprou os ingressos.
Todos os alunos participaram da competição.

Pronomes Relativos

Os pronomes relativos se referem a um substantivo já dito anteriormente na oração. Entre eles estão:

O qual – os quais – cujo – onde – quem - que

Ex: As garotas que foram vencedoras receberam a premiação.

O pronome “que” substitui o substantivo – garotas, podendo ser substituído pelo pronome “as quais”:

As garotas as quais foram vencedoras receberam a premiação.

2 comentários:

6ºANO - ATIVIDADES - VERBO

ATIVIDADES 1.        Leia. A Raposa e o Tambor Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um...