quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ORAÇÕES COORDENADAS

Orações Coordenadas Assindéticas e Sindéticas

 

O Período Composto se caracteriza por possuir mais de uma oração em sua composição.
Ex:
Eu fui à escola. (Período Simples)
Nós estamos estudando português, depois iremos à escola. (Período Composto)

Cada verbo ou locução verbal sublinhada acima corresponde a uma oração.

Há dois tipos de relações que podem se estabelecer entre as orações de um período composto: uma relação de coordenação ou uma relação de subordinação.

Duas orações são coordenadas quando estão juntas em um mesmo período marcado por um ponto final.
Podemos dizer:

1. Estamos estudando português.
2. Iremos à escola.
Separando as duas, vemos que elas são independentes.

É o Período Composto por Coordenação.

Quanto à classificação das orações coordenadas, temos dois tipos:
 Coordenadas Assindéticas e Coordenadas Sindéticas.
Coordenadas Assindéticas

      São orações coordenadas entre si e que não são ligadas através de nenhum conectivo.
Coordenadas Sindéticas
      São orações coordenadas entre si, ligadas através de uma conjunção coordenativa. Esse caráter vai trazer para esse tipo de oração uma classificação:

As orações coordenadas sindéticas são classificadas em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas: 
e, nem, não só… mas também, não só… como, assim… como.
- Não só reclamei como também conversei.
- Nem estudei para a prova, nem fui à escola.
- Estudei para a prova e fui à escola.

Orações Coordenadas Sindéticas Adversativas: 
mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão.

   Fiquei muito estressada, contudo me diverti bastante.
   Ainda que cortassem a árvore, continuaria reclamando.
   Não cortaram aquela árvore, mas mesmo assim ficamos indignados com a situação.

Orações Coordenadas Sindéticas Alternativas: 
ou… ou; ora…ora; quer…quer; seja…seja.
   Ou estuda para avaliação, ou corre o risco de uma reprovação.
- Ora sei que caminho seguir, ora penso em alternativas diferentes.
- Quer eu durma quer eu fique acordado, ficarei no quarto.

Orações Coordenadas Sindéticas Conclusivas: 
logo, portanto, por fim, por conseguinte, conseqüentemente.
- Passou no vestibular, portanto irá comemorar.
- Conclui minhas atividades escolares, logo posso descansar.
- Tomou muito sol, consequentemente ficou adoentada.

Orações Coordenadas Sindéticas Explicativas: 
isto é, ou seja, a saber, na verdade, pois.
Aquele aluno só passou por média porque se esforçou durante todo o ano letivo.
Não viajei no fim de semana, pois tinha muita atividade para corrigir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

6ºANO - ATIVIDADES - VERBO

ATIVIDADES 1.        Leia. A Raposa e o Tambor Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um...