terça-feira, 3 de maio de 2011

6º ANO - FONOLOGIA - VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Verificação da Aprendizagem

Leia:

Eu, o livro

Sou muito especial. Minha tecnologia é insuperável. Funciono sem fios, bateria, pilhas ou circuitos eletrônicos. Sou útil até mesmo onde não há energia elétrica. E posso ser usado mesmo por uma criança: basta abrir-me.
Nunca falho, não necessito de manual de instruções nem de técnicos que me consertem. Dispenso oficinas e ferramentas. Sou imune a vírus, embora figure no cardápio das traças. Se algo em mim o leitor não entende, há um similar que explica todos os meus vocábulos.
Através de mim as pessoas viajam sem sair do lugar. Não é fantástico? Basta abrir-me e posso levá-las à Roma dos Césares ou à Índia dos brâmanes, aos estúdios de Hollywood ou ao Egito dos faraós, ao modo como as baleias cuidam de seus filhos e aos paradoxos dos buracos negros.
(...)
(Frei Betto)

  1. Responda às questões de acordo com o texto.
a)      Nesse texto, existe um personagem que se apresenta e descreve a si mesmo. Quem é esse personagem?
...........................................................................................................................

b) Como se sabe que ele está falando de si próprio?
............................................................................................................................................................................................................................................................................

c)      Quem é o autor do texto?
...........................................................................................................................

d) No primeiro parágrafo do texto o autor utiliza algumas palavras para caracterizar o personagem. Retire-as do 1º e 2º períodos.
...........................................................................................................................

e)      O texto é narrado em qual pessoa gramatical?
...........................................................................................................................

f)       Qual o tipo de narrador? Personagem ou observador?
...........................................................................................................................

  1. Leia o trecho a seguir e mude o foco narrativo de 1ª para 3ª pessoa. MUITA ATENÇÃO NA ESCRITA DAS PALAVRAS E ORGANIZAÇÃO DO PARÁGRAFO.

Sou feito de papiro, pergaminho, papel, plástico e, hoje, existo até como matéria virtual. Domino todos os ramos do conhecimento humano.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
....................................................................................................................................................

  1. Leia:
O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios, 
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.
a)      Informe quantas letras e quantos fonemas há nas palavras do texto:
LETRAS                     FONEMAS
                   * menino:       .................................            ..................................
                   * burrinho:     .................................      ..................................
                   * manso:        .................................      ..................................

b)      Classifique as palavras a seguir quanto ao número de sílabas:
·         conversar: .............................................
·         flores: ...................................................
·         aparecer: ..............................................
·         não: ......................................................

  1. Leia.

Fabrico a caixa com vento,
palavras e desequilíbrio,
e para fechá-la
com tudo o que leva dentro,
basta uma gota de tempo.

a)      Observe que na estrofe acima há algumas palavras em destaque. Classifique-as quanto à posição da sílaba tônica.
..................................................................................................................................
b)      Transcreva ainda da estrofe uma palavra polissílaba.
..................................................................................................................................
c)      Quais os dígrafos presentes nas palavras DESEQUILÍBRIO e FECHAR.
.................................................................................................................................

  1. Em:
Um pião se equilibra
na palma da mão,
no chão, na calçada,
e alado vai rodando
por cima dos telhados,
(...)
dá três cambalhotas,
se pendura
numa estrela cadente
e, sem graça,
volta para a palma da mão.
a)      Transcreva do 2º, 3º e 6º versos do poema acima três monossílabos tônicos.
..............................................................................................................................................
b)      Separe as sílabas das palavras PIÃO, EQUILIBRA, ALADO, PALMA.
.................................................................             ..........................................................
.................................................................        ..........................................................

  1. Leia o fragmento a seguir e classifique os ditongos das palavras em destaque em CRESCENTE ou DECRESCENTE.

Fabrico uma caixa mágica
para guardar o que não cabe
em nenhum lugar:
a minha sombra
em dias de muito sol. (...)

  1. Encontre a vogal e a semivogal nas palavras destacadas no texto a seguir.
Eu1 queria ser a rosa
lá-lá-rá-lá-lá-lá-lá,
E, vivendo num jardim,
Ter besouros2, borboletas,
lá-lá-rá-lá-lá-lá-lá,
Cirandando ao pé de mim ! ...
Eu queria ser a praia3,
Ló-ló-ró-ló-ló-ló-ló.
Onde as ondas vão
4 brincar.

1.      .............................................. 2.      ..............................................
3.      ..............................................4.      ..............................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário

6ºANO - ATIVIDADES - VERBO

ATIVIDADES 1.        Leia. A Raposa e o Tambor Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um...