quarta-feira, 12 de outubro de 2011

7º ANO - ATIVIDADES - OS PRONOMES E SUAS FUNÇÕES

1.       Nas frases seguintes, ocorre ambiguidade(duplo sentido), decorrente do emprego de pronomes pessoais. Comente essas ambiguidades e elimine-as.
a)      É preciso que aja de forma coerente.
b)      João disse a Pedro que ele não iria à festa de sábado.
c)       José disse a Sandra que resolveria o seu problema.
d)      Ele me garantiu que conseguiria a foto.
e)      Sílvia disse a Maria que ela não receberia o prêmio do concurso de redação.

2.       Reescreva cada uma das frases a seguir, substituindo o termo  destacado por um pronome pessoal oblíquo átono.
a)      Entregue os documentos ao diretor.
b)      Entregue os documentos ao diretor.
c)       Envie as avaliações à professora.
d)      Envie as avaliações à professora.
e)      Indiquei o melhor livro aos alunos.
f)       Indiquei o melhor livro aos alunos.
g)      Apresentei as atividades na escola.
h)      Quitei os meus débitos.

3.       As orações a seguir estão escritas de forma coloquial. Reescreva-as de acordo com a norma padrão culto da língua.
a)      Vi ela ontem.
b)      Encontrei ele na avenida principal.
c)       A aluna deixou alguns livros pra mim ler.
d)      Está tudo acabado entre eu e você.
e)      Mandaram eu sair da reunião.
f)       Fizeram ele desistir do concurso.
g)      Trouxe eles aqui pra dar uma palestra pros alunos.

4.       Reescreva as frases de acordo com o modelo.
Trouxeram alguns livros. Vou lê-los.
Trouxeram alguns livros para eu ler.

a)      Apresentaram alguns modelos. Vou vê-los.
b)      Enviaram exemplares de revistas. Vou analisá-las.
c)       Deixaram vários vídeos sobre textos. Vou assisti-los.
d)      Mandaram diversos documentos. Vou entregá-los ao diretor.
e)      Trouxeram alguns presentes. Vou deixá-los na portaria do prédio.

5.       Complete as frases seguintes com a forma apropriada do pronome pessoal da primeira pessoa do singular, reescrevendo-as.
a)      Este caderno é para J fazer minhas atividades.
b)      Não discutimos mais sobre a relação. Concluímos que não há mais nada entre J e ele.
c)       É triste para J aceitar tal problema.
d)      Não vá à festa sem J.
e)      Para J está claro que houve desvio de informações.
f)       Quem trouxe estes doces para J?

6.       Complete as orações com os pronomes demonstrativos adequados.
a)      J bilhete que tenho em minhas mãos, foi você quem o enviou.
b)      Por que você nunca lava J sapato?
c)       Você conseguiu ver J meninos que estavam na praça?
d)      Por favor, traga-me J livro que está do seu lado.
e)      Por favor, ajude-me a carregar J pacotes ali.
f)       Traga-me J sacola que está J canto da sala.

7.       Informe a função sintática dos pronomes destacados nas orações a seguir.
a)      Aquele paciente chegou muito mal no hospital.
b)      Poucas pessoas têm capacidade de acreditar no bem.
c)       Coloquem os móveis no lugar. O sol está queimando-os.
d)      Ele me cobre de glórias.
e)      Minha cabeça dói muito.
f)       Trouxeram os livros para eu ler.
g)      Escolheram-me para representar a turma.
h)      Não me pertencem os seus sonhos.
i)        Informei-lhes os preços dos produtos.
j)        Dei-lhe várias sugestões sobre o tema.

4 comentários:

6ºANO - ATIVIDADES - VERBO

ATIVIDADES 1.        Leia. A Raposa e o Tambor Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um...